Reserva Ecológica Mata do Seró

Entrada da Mata do Seró – Imagem: Renan Matias (Secultur)
A Mata do Seró é um atrativo e tanto pra quem está a fim de muito contato com a natureza. Uma reserva legal com 150 hectares de mata de altitude, com uma flora diversificada, com ipês, jatobá, jucá, pitiá, jacarandá e uma variedade de bromélias sem contar a fauna.

É visitada todos os dias do ano e muito utilizada para caminhada pela população local, mas o período mais importante é durante a floração dos ipês amarelos.

No período de chuvas se veste com o verde emoldurando a paisagem, no período da floração dos ipês veste-se de amarelo como uma dançarina com suas sapatilhas deslizando no palco do tempo.

Espaço Clareira (Área de Piquenique) – Dona Inês/PB

 

Além da sua beleza natural, foram implantados no seu interior vários equipamentos que funcionam como mobília de uma casa para receber os visitantes, pesquisadores e admiradores da natureza.

Com o objetivo de esclarecer a importância da fauna e flora da reserva, foi instalada uma Ecossacra (via sacra ecológica) projeto voltado para a educação ambiental de autoria do professor Mariano Ferreira da Costa, que compreende 15 bases em alvenaria com imagens e textos em cordel falando dos animais extintos ou que migraram para outra região por conta da ação predatória do homem.

Há também uma área para pique nique equipada com mesas e bancos feitos de pedra além das placas educativas.

Nessa reserva tem um Marco Geodésico, nesse lugar foi criado um espaço “instagramável” para o turista respirar e tirar uma bela fotografia.

Seguindo mais adiante, o turista encontrará uma área propícia para o rapel negativo e descortinar a paisagem da trilha da Furna da Onça.

Marco Geodésico – Imagem: Renan Matias (Secultur)