Boi de Reis

O Boi de Reis é um folguedo que retrata a morte de um boi e suas partes são oferecidas com cantorias improvisadas e danças.

O Boi de Reis aqui de Dona Inês é formado por homens do campo, são todos da zona rural, praticamente de uma família do Sítio Caiçara. Durante a pandemia perdemos dois membros; um de 94 anos e outro de oitenta e sete. O mais idoso era o mestre, a esposa do mestre também participava era a Catarina. O sanfoneiro é um jovem da quarta geração de brincantes.

Na segunda gestão do atual gestor descobrimos que havia sido desfeito o grupo, eles venderam o boi e os figurinos para uma pessoa da cidade, conversamos com o prefeito e compramos o Boi e devolvemos para os brincantes, fizemos um novo figurino, renovamos o Boi e ficou tudo novo.

Para valorizar cada vez mais essa cultura, convidamos o grupo para se apresentar nas festas de São João da cidade, tiveram várias apresentações em eventos na cidade e zona rural, viva o Boi de Reis, viva a ancestralidade.

Robson, o sanfoneiro contou que é da quarta geração de brincantes, começou ainda criança como Dama, depois teve uma atuação como galante até assumir como sanfoneiro.