A primeira edição da Festa Literária de Dona Inês, realizada no primeiro final de semana de maio, não apenas cativou o público, mas também deixou uma marca indelével na cena cultural local.
Durante três dias consecutivos, os entusiastas da leitura e escrita se reuniram em uma série de eventos, que incluíram palestras, oficinas, mesas-redondas, lançamentos de livros e sessões de autógrafos. O evento contou com a presença de Maria Valéria Rezende, a homenageada do evento, Ramalho Leite, atual presidente da Academia Paraibana de Letras, Valeska Asfora, escritora, mestre em políticas públicas, produtora cultural e autora do livro “Anayde Beiriz – a última confidência”(2022), Pedro Santos, secretário de cultura do estado, Alexandre Macedo da editora União e outros renomados autores e figuras públicas do nordeste.
Além da parte literária, tiveram apresentações do teatro de bonecos com o grupo Boca de Cena, uma peça teatral da Cia. Multicultural Art´spaço com o espetáculo “O dia em que Cristo voltou”, o Coro de Câmara de Campina Grande, “Cancioneiro Atlântico” e shows com Jessier Quirino, Erick, Jambeira e os artistas da terra Neco Lobão, Beto Pholux e Heleno Forrozeiro.
A primeira Festá Literária de Dona Inês não apenas atendeu, mas também superou as expectativas. Mais do que uma simples celebração da literatura, foi um testemunho do poder unificador das palavras e da importância de eventos culturais para enriquecer o tecido social de uma comunidade. Com a promessa de retornar ainda mais forte no próximo ano, a festa deixou uma marca indelével no coração e na mente de todos aqueles que tiveram o privilégio de participar.
Veja abaixo um resumo dos quatro dias de evento:
Video Dia 1 Video Dia 2 Video Dia 3 Video dia 4